Vitrines bem planejadas podem ajudar a incrementar as vendas de um estabelecimento, destaca especialista



 

Na hora de atrair a atenção do consumidor, o lojista lança mão de muitos artifícios como produtos diferenciados, promoções, preços atrativos, estoque para atendimento imediato. Um outro detalhe que tem sido cada vez mais observado e priorizado, diz respeito à organização das vitrines. Sim, o ponto de partida para vendas crescentes pode estar bem na entrada da loja.

“O empreendedor tem que ter consciência de que ali está seu cartão de visitas, um resumo do que representa seu negócio. Portanto, a vitrine deve estar bem organizada, bem cuidada, atrativa para o consumidor”, explica o publicitário e especialista em Marketing Estratégico, Márcio Fabiano.

De acordo com o especialista, a montagem da vitrine deve levar em conta vários aspectos, dentre eles, o perfil do estabelecimento; datas específicas; renovação do estoque. “Tem que ser bem planejada. Não adianta sair jogando os produtos de qualquer jeito. Primeiro, o lojista deve analisar o espaço que tem disponível, em seguida, verificar os produtos que são mais chamativos para venda. Dar uma atenção especial na iluminação da vitrine pode fazer toda a diferença”, destaca.

Na exposição da vitrine, é importante misturar produtos com preços variados. “Alternar entre os mais caros e mais simples é uma boa estratégia. O bacana é o consumidor ter acessibilidade, perceber que ele pode entrar na loja e que vai ter alguma opção que se enquadre no seu gosto e no seu bolso”, pontua Marcio Fabiano. “Da roupa à maquiagem, o que é válido salientar é que os acessórios devem estar bem destacados. Com relação ao uso das cores, as mais claras e suaves transmitem tranquilidade ao cliente”, acrescenta.

O uso da criatividade é fundamental na hora de montar uma vitrine. Saber o que se quer transmitir ao consumidor é essencial para planejar o ponto de venda. “Nem sempre é preciso gastar muito para montar uma vitrine legal. Hoje em dia, em todas as partes do mundo, os empreendedores usam material reciclável, fazem parcerias com outros estabelecimentos, buscam alternativas interessantes para evidenciar seus produtos”, afirma o especialista.

“Agora, todo cuidado é pouco para não deixar a vitrine poluída. O excesso de produtos e informações deve ser evitado porque isso, sem dúvida, faz o efeito contrário e acaba deixando o consumidor confuso, sem saber o que realmente quer comprar. Outro cuidado é não colocar preço errado”, adianta o publicitário Marcio Fabiano.

Atendimento – Não há dúvidas de que a vitrine é o cartão de visitas da loja. Deixa-la organizada, bem planejada, sempre abastecida de novidades é, sem dúvida, o primeiro grande passo para acelerar vendas. Mas o empreendedor jamais poderá esquecer que o mecanismo de compra e venda reflete uma engrenagem mais complexa, que vai desde o ponto de vendas até o atendimento final. “Por isso mesmo, tão importante quanto pensar na vitrine é o treinamento do colaborador, para que ele sempre atenda com alegria e presteza, bem como tenha todo o conhecimento necessário sobre produtos, serviços e preços. O atendimento pessoal ainda é o maior trunfo de uma empresa”, finaliza Márcio Fabiano.

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