Comércio varejista de Petrolina está otimista com o período junino

Depois de dois anos de muitas limitações causadas pela Pandemia da Covid 19, finalmente o nordestino vai poder curtir uma das suas mais tradicionais festas : o São João. E com direito ao pacote completo , que inclui os dias de Santo Antônio e São Pedro. Em Petrolina, com a flexibilização das regras bio sanitárias e a liberação dos eventos, a festa já começou , com a realização do São João nos Bairros ( primeira parada : José e Maria). E a toada é que , até o final de Junho , o arrasta pé tome conta dos quatro cantos da cidade .

O comércio varejista local já está animado com a proximidade do período junino e, mesmo com os desafios financeiros enfrentado pelos brasileiros nos últimos tempos, está otimista com a venda de produtos e serviços .

O empresário Gesson Cavalcanti , por exemplo, espera um incremento de 25% nas vendas deste ano; ele que atua no atacado e varejo de roupas, calçados e acessórios. ” No nosso ramo de atividades, o retorno dos eventos é determinante para o aumento das vendas. Já estamos trazendo as novidades e , acreditamos que investindo em Marketing e nas redes sociais, poderemos ter êxito ainda maior “.

Época das mais tradicionais no Nordeste , o período junino mexe com um mix de produtos e serviços , movimentando vários setores econômicos : vestuário, acessórios, sapatos, decoração , comidas e bebidas , perfumaria, hotelaria, serviços , cultura, restaurantes . De acordo com expectativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, as festas juninas deverão movimentar cerca de R$ 273 milhões , além da geração de mais de 8 mil empregos diretos e indiretos .

“O brasileiro é, em sua essência, um povo alegre e festeiro. E depois de um período de tantas restrições,quer aproveitar ao máximo as festas de São João. Então, acreditamos que será um período de boas vendas . Investimos em produtos mais acessíveis , diminuímos a margem de lucro, diversificamos o mix de produtos. Acreditamos que , com relação aos dois últimos anos, vamos ter um incremento de 40% nas vendas, e com relação a 2019, último ano em que a festa foi realizada, um aumento de 10%”, explica a empresária Virlania Nobre . Para atrair a atenção do consumidor , a empreendedora já traçou a estratégia : loja decorada com temática junina , eventos aos sábados e funcionários com roupas caracterizadas.

*Estoque* – De olho nas vendas , os empresários já se movimentam em busca dos produtos que mais saem na época. A ideia é deixar o estoque preparado, para atender com excelência e celeridade , as demandas dos clientes .

” Alguns dos produtos que são mais solicitados, já temos no estoque. Até o início de Junho, esperamos nova remessa. Agora é só organizar o espaço, fazer uma decoração típica , investir em divulgação e aguardar o êxito nas vendas ” , destaca o proprietário do Bônus Supermercado, Calby Carvalho .

Para o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro, a expectativa para a movimentação do comércio varejista neste período junino é a melhor possível . ” Sabemos o quanto essa festa é representativa para o nordestino . Está no sangue, na cultura e , por conta da Pandemia, as comemorações ficaram represadas nestes dois últimos anos. Agora , com o avanço da vacinação e com as flexibilizações, as pessoas querem celebrar com suas famílias, com os amigos, nas empresas . E vários produtos e serviços serão demandados. Então a gente espera que os lojistas estejam otimistas , se preparem e realizem boas vendas neste período “.