Órgãos de segurança se reúnem com entidades varejistas para debater sobre ações e estratégias de segurança para o comércio de Petrolina

Com a presença do comandante do 5o Batalhão da PM, major Alessandro Bezerra; do secretário executivo de Segurança Pública de Petrolina, cel Marcondes Inácio da Silva; comissão de Direito Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB regional Petrolina ); Autarquia Municipal de Mobilidade ( AMMPLA) , secretaria Executiva de Direitos Humanos do município e alguns lojistas ; o SINDILOJAS e a CDL coordenaram na tarde desta segunda ( 07), reunião que teve como pauta principal a segurança no comércio varejista do município .

Foram colocadas para as entidades de segurança , algumas das principais demandas vivenciadas no dia a dia por lojistas , comerciários e consumidores . Uma das maiores preocupações dos lojistas diz respeito a ocorrências como roubos, furtos e outros delitos na área comercial. Como resultado da reunião, ficou definido que o próximo passo agora será construir uma proposta de convênio junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco .

“A gente sabe que essa questão da violência, infelizmente , está arraigada na sociedade. E não adianta responsabilizar apenas um órgão ou outro pelo controle da situação . É dever nosso, enquanto sociedade , unirmos forças , pensarmos em estratégias , buscarmos um trabalho conjunto para que possamos ter resultados propositivos e duradouros ” , enfatizou o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro.

Com a proximidade dos festejos de fim de ano, a preocupação com a segurança pública fica ainda mais forte. ” É sabido que nessa época o movimento no comércio aumenta e , certamente , ficamos mais suscetíveis a ações daquelas pessoas que vivem à margem da lei. Reforçamos que tradicionalmente temos uma parceria com os órgãos de segurança que atuam no município e , no final do ano, reforçamos a operação Papai Noel, para que todas as pessoas que estejam trabalhando ou circulando no comércio possam estar e se sentir mais seguras “, destacou o presidente da CDL, Manoel Vilmar.

O comandante do 5BPM , major Alessandro Bezerra, destacou as principais estratégias que são realizadas diariamente no combate à criminalidade no município . Falou de operações que acontecem sistematicamente e reforçou a importância das parcerias . “Buscamos desenvolver um trabalho de parceria não somente com as forças de segurança mas, sobretudo, com a sociedade civil organizada ; no sentido de estabelecemos ações concretas , de resultados e que venham a trazer mais segurança para o município. Acompanhamos números, temos um mapeamento das principais ocorrências , as regiões mais suscetíveis e todos esses dados são importantes na medida em que servem como sustentação para as estratégias elaboradas e adotadas no dia a dia “.