Fecomércio-PE e Sindilojas lançam Pesquisa de Opinião sobre comércio de Petrolina

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e Sindilojas lançam em Petrolina, dados da Pesquisa de Opinião Pública realizada no mês de outubro, sobre as perspectivas da economia para mês de dezembro de 2012 e o ano de 2013, abordando temas como: consumo, inadimplência e geração de emprego. O evento acontece na quarta-feira (21), às 07h30, durante café da manhã, no Petrolina Palace Hotel e contará com a presença de empresários, representantes de entidades de classe e a imprensa.

A PESQUISA

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco – Fecomércio-PE – através do Instituto Fecomércio-PE com seu Centro de Pesquisa – Cepesq, vem realizando levantamentos sistemáticos para monitoração do desempenho do varejo pernambucano desde o ano de 2002 quando publicou a pesquisa conjuntural do comércio da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em 2004 iniciou o projeto das pesquisas de sondagem de opinião em datas relevantes de consumo e vendas do varejo com consumidores e empresários/gerentes tendo iniciado os estudos primeiramente pela RMR.

A partir de 2006, através da política de interiorização das ações da Fecomércio-PE proposto pelo Presidente Josias Albuquerque, a cidade de Caruaru passou a fazer parte dos levantamentos. Vale ressaltar o apoio que as entidades de representação local como o Sindilojas Caruaru, CDL-Caruaru e as Universidades prestaram no início dos levantamentos e que sempre tem contribuído para o perfeito funcionamento dos atuais trabalhos. Foi assim também em 2008 quando passou a incluir a cidade de Garanhuns e em 2010 quando iniciou em Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. Para 2012 já estão previstas a participação de Toritama, fechando o ciclo das principais cidades do pólo de confecções do Agreste juntamente com Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, e Vitória de Santo Antão como uma cidade que ultimamente vem assumindo posição de destaque em grandes investimentos comerciais e industriais.

PETROLINA – Considerada a mais importante cidade do Sertão do São Francisco reúne atrativos comerciais e industriais relevantes para o Estado de Pernambuco, exercendo grande influência econômica sobre os municípios do seu entorno incluindo alguns do estado da Bahia e Piauí. Por esses e mais motivos a cidade passou a ser objeto de estudo do Centro de Pesquisa em 2010 com a realização dos primeiros trabalhos de sondagem de opinião com consumidores e empresários com vistas a levantar as suas expectativas sobre os festejos de fim de ano e as expectativas para o novo ano.

Da mesma forma que nas outras localidades que iniciaram os trabalhos de sondagem de opinião, em Petrolina não foi diferente e a acolhida das entidades de representação locais como o Sindilojas Petrolina, CDL-Petrolina e as Universidades contribuíram para a boa aceitação do trabalho junto à sociedade. Em 2011 o projeto continuou incluindo Petrolina tendo sido realizadas duas pesquisas, uma em outubro para avaliar as festas de fim de ano e outra em janeiro/2012 para sondar como foi a movimentação de vendas em dezembro e as expectativas para o ano vindouro.

Em 2012 passou-se a se avaliar na cidade os festejos juninos que nos últimos anos vem assumindo uma conotação de festa espetáculo atraindo cada vez mais o público local e de cidades de sua grande área de influência. Com as festas de junho duas importantes datas comemorativas foram pesquisadas o Dia dos Namorados e o São João, ambas com grande repercussão na região.

OBJETIVOS DA PESQUISA: Avaliar as expectativas dos consumidores e empresários em datas especiais de consumo e vendas em Petrolina, a fim de compor um painel informacional que permita as empresas, entidades de classe, órgãos governamentais e a sociedade em geral tomar decisões com base em levantamentos específicos.

LOCAIS DE PESQUISA: Áreas do comércio tradicional e no shopping center por uma equipe de pesquisadores da cidade.

PERÍODO DE APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS DA PESQUISA EM PETROLINA: De 29/10 a 01/11/12.