Lojas já comercializam artigos natalinos. Expectativa do comércio é ter vendas 5% superiores do que o mesmo período do ano passado

A exatamente dois meses do Natal, lojistas de Petrolina, no sertão do Estado, começam a preparar serviços e produtos que serão disponibilizados aos consumidores, nesta que é uma das épocas mais esperadas do ano. Aos poucos, os estabelecimentos enfeitam suas vitrines com temática natalina e começam a chamar atenção, sobretudo, daqueles que gostam de fazer as compras com bastante antecedência.

“Iniciamos a venda dos produtos de Natal desde o início da segunda quinzena de outubro e estamos oferecendo aos nossos clientes uma diversidade de artigos que inclui pisca pisca, enfeites para árvores e ceias, gorros de Papai Noel, dentre outros”, destaca o gerente da Casa Nobre da Travessa Gregório Ramos, Gleydson Cruz. “Muita gente começa a procurar com antecedência, principalmente empresas que já começam a fazer confraternizações a partir do mês de Novembro”, observa.

Cruz acredita que as vendas este ano devem ser 10% maiores com relação a 2016. “Estamos bem otimistas. Temos uma cartela de produtos a partir de R$ 2, ou seja, opções para todos os gostos e bolsos. E nessa época do ano, todo mundo se esforça para deixar a casa ou o ambiente do trabalho naquele clima especial que é o de Natal”.

Na busca pela atenção do consumidor, o lojista investe na criatividade e em produtos diferenciados. “Temos aqui em nosso estoque produtos, por exemplo, que servem tanto para decoração quanto para serem utilizados no cotidiano. A proposta é inovar para atrair o consumidor. Também temos como diferencial os preços, que são acessíveis para todos os bolsos”, destaca a lojista Márcia Barros, da Flor da Terra. No estabelecimento, os artigos natalinos vão de R$ 17 até R$ 500.

A dona de casa Zenilda Maria Lopes integra a estatística dos que não abrem mão das compras de fim de ano. Com muito bom humor, ela diz que já está se preparando para começar a “bater pernas” pelas lojas do comércio. “Claro que, como boa parte dos brasileiros, não estou tão folgada nas finanças. Mas fim de ano é especial né? A gente faz uma forcinha, estica daqui e dali, mas tem que ter as lembrancinhas, uns enfeites. Faz parte”, destaca.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), Joaquim de Castro, o segmento varejista deve seguir uma tendência apontada recentemente por pesquisas da Federação do Comércio de Bens e Serviços de Pernambuco (Fecomércio) e fechar o ano com um volume de vendas superior 5% ao do mesmo período do ano passado. “A economia do país já sinaliza uma recuperação. Isso deve se  refletir no ânimo do consumidor. E, naturalmente, este é um período em que muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro para auxiliar nas compras dos produtos natalinos. Então, estamos confiantes de que a movimentação financeira será propositiva”.

Castro lembra ainda que os lojistas podem aderir à campanha Natal da Cidade, realizada através de uma parceria entre Sindilojas e CDL. “A campanha já está na rua e engloba uma série de iniciativas que devem incrementar a movimentação do comércio neste fim de ano”.

Temporários – A época de fim de ano também representa uma  oportunidade para quem busca emprego, através das contratações temporárias. De acordo com a Fecomércio, Petrolina tem a previsão de uma média de 700 novos empregos diretos. Ao todo, estima-se que a movimentação no comércio neste período gire na casa de R$ 100 milhões.

“Nunca devemos enxergar Petrolina de forma isolada. O comércio aqui atende a municípios do sertão pernambucano, além de cidades dos estados do Piaui, Ceará, Bahia”, pontua Joaquim de Castro.

Fotos: ASCOM SIndilojas

Arquivo pessoal Gleydson Cruz/Cedidas